Tudo o que você precisa saber sobre blefaroplastia

Curso de Fotografia Oculoplástica
30 de junho de 2020
Blefaroplastia estruturada: conheça procedimento que pode trazer resultados ainda melhores na cirurgia estética palpebral
21 de setembro de 2022
Exibir tudo

1. O que é blefaroplastia

A blefaroplastia é procedimento cirúrgico que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras, reposicionando-a, de forma a diminuir a aparência envelhecida que, não tem jeito, surge com o passar dos anos.

Pode ser realizada na pálpebra superior, inferior ou em ambas: a técnica deve ser definida pelo especialista em oftalmologista oculoplástica após criteriosa avaliação (vale salientar que essa etapa é importante para atingir os resultados esperados).

Em alguns casos, inclusive, esse especialista pode optar por fazer o procedimento associado à aplicação de toxina botulínica para melhorar ainda mais os resultados.

2. Quando a blefaroplastia é indicada?

Ela pode ser indicada tanto por questões estéticas, quanto por questões funcionais e pode ser indicada nos seguintes casos:

Excesso de flacidez nas pálpebras
Bolsa de gordura na pálpebra inferior
Ptose (queda da pálpebra por questões musculares)
Pseudoptose palpebral (excesso de pele)
Remoção de xantelasma ("bola" de colesterol na região da pálpebra)
Pode ser indicada também no tratamento de rugas na região

3. Como a blefaroplastia é feita?

É feita em ambiente hospitalar e dura em média 40 minutos a 2 horas, a depender da técnica a ser utilizada. O procedimento é simples e pouco invasivo, mesmo sendo em uma zona sensível do corpo e geralmente o paciente tem alta em até 12 horas após a cirurgia.

Não necessita de internação e na maior parte dos casos optamos pela anestesia local (mas existem situações em que pode ser indicada a anestesia geral).

4. Recomendações sobre o pré-operatório da blefaroplastia.

O primeiro passo é realizar os exames que o médico indicar para realizar o procedimento com mais segurança e tranquilidade. Nessa etapa também é muito importante que você comunique ao especialista quaisquer anormalidades na região dos olhos. Também existem alguns cuidados que você deve tomar, confira:

Evite quaisquer medicamentos ácido acetilsalicílico (AAS) duas semanas antes da realização da cirurgia.

Na véspera da cirurgia, realize um completa higienização do rosto, removendo toda a maquiagem.

É necessário fazer jejum completo de líquidos e sólidos nas 8 horas que antecedem a cirurgia das pálpebras.

5. Como é o pós operatório da blefaroplastia?

Cada caso é um caso, mas podemos dizer que, em média, a recuperação da blefaroplastia duras em torno de duas semanas. Em torno do quinto dia você retornará ao consultório para retirada dos pontos. Nos primeiros dias é indicado tomar os seguintes cuidados:

Eleve a cabeceira da cama e utilize compressas geladas para reduzir o inchaço e os hematomas.

Nos primeiros dias é indicado dormir da barriga para cima.

Importante: nada de maquiagem sem liberação do seu médico.

Evite coçar os olhos.

Também não é recomendado usar óculos escuros ao sair de casa.

A exposição solar será liberada após 2 meses, mas o paciente deve lembrar-se de usar protetor solar sempre, de modo a favorecer o processo de cicatrização.

O seu médico também vai indicar orientações específicas para o seu caso para agilizar o processo de cicatrização e para que você tenha mais conforto durante esses primeiros dias. Lembre-se: é muito importante que você siga as orientações dele.

6. Quando aparecem os resultados da blefaroplastia?

Os primeiros resultados podem ser vistos cerca de duas semanas após a cirurgia, no entanto, o resultado definitivo só pode ser percebido após 3 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.